O projeto consiste na criação de um aplicativo que corrobore com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O trabalho final da disciplina de Design de Interação na ESPM foi a criação de um aplicativo que cumprisse com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Optamos por trabalhar com os ODS 1 (erradicação da pobreza), 10 (redução das desigualdades) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis). Para isso, resolvemos materializar uma rede social que intermedia o contato entre ONGs e apoiadores interessados.
Nomeamos o aplicativo de “muda”, do verbo mudar. Além disso, também trazia o sentido da “muda” de uma planta, um pequeno broto que representa o estágio inicial de um grande e importante processo. Aproveitamos o duplo sentido para a identidade visual, que foi centrada em elementos botânicos (especificamente folhas) e tons de verde, que também transmitiam equilíbrio e leveza, além de construir um ar amigável e humano. Para reforçar essa última atmosfera, escolhemos para o logo uma fonte script e adicionamos duas folhas brotando do sulco da letra “a”.
logo
família de ícones
O serviço conta com uma página de cadastro e login. Para os apoiadores, existe uma página home que exibe uma linha do tempo com os trabalhos voluntários disponíveis, uma aba de notificações exibindo o status dos trabalhos para os quais o perfil se voluntariou, uma aba de pesquisa para acessar as ONGs e os trabalhos de maneira mais assertiva, e o perfil pessoal do voluntário. Esse perfil mostra os trabalhos já efetuados e o nível do usuário: bronze, prata ou ouro. Os níveis avançam à medida que o indivíduo concretiza os trabalhos.
Já para as ONGs, existe uma aba “+”, que serve para adicionar novos trabalhos voluntários, uma página de notificações para alertar sobre novos usuários inscritos em cada atividade, uma de pesquisa e um perfil, que reúne todos os trabalhos já cadastrados na plataforma.
arquitetura de informação
home
notificações
perfil
ver mais
pesquisa