top of page
imagem-abre-barthes.jpg

O projeto consiste na criação de uma coleção de capas de livros de Roland Barthes e na diagramação de dois contos do seu livro Mitologias.

O primeiro trabalho da matéria de Design de Comunicação no IADE foi a elaboração de uma coleção de capas de livros de Roland Barthes. Tínhamos que, necessariamente, utilizar o livro “Mitologias” e escolher mais dois do autor. Também era parte da proposta que diagramássemos dois dos contos do livro obrigatório.

Para formular minha ideia de capa, busquei destrinchar o conceito primordial de Roland Barthes que percorria todos os livros da coleção: o mito.

O conceito de mito é, à grosso modo, o caráter ideológico das formas culturais, que muitas vezes se traduzem em uma percepção generalizada e até enraizada acerca de um fenômeno em questão.

Minha tentativa de trazer esta ideia para a capa foi inserir a textura de distorção em elementos distintos para cada uma das peças, com o intuito de expressar esse olhar influenciado e contorcido responsável pela consolidação dos mitos.

A tipografia escolhida para os títulos é serifada, demonstrando o caráter clássico, acadêmico e hermético dos títulos. Seu caráter display garante elegância e modernidade. Existe, em cada capa, um ilustração relacionada com o título e o conteúdo do livro. Todos os elementos são dispostos em uma mesma cor (para além dos que estão em preto e branco), que varia entre cada publicação se conectando com sua temática.

Para a diagramação, utilizei a cor presente na capa (nesse caso, azul), as imagens de distorção nesse mesmo tom e títulos em fonte de lambe-lambe, construindo uma atmosfera audaciosa, rebelde e questionadora como presente nos contos do autor. O título da obra foi separado em sílabas e sobrepôs a imagem distorcida, caracterizando a disformidade causada pelos mitos definidos pelo escritor.

bottom of page